Carregando...
Cadastrar
Voltar
Recomendamos que não utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que não utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Seja bem-vindo!
Criando sua conta você conta com todos os recursos disponíveis no site!
Comente, crie conteúdo e divirta-se ao máximo!
Hey, uma ajudinha!
Para ajudar a ProHabbo, navegue no site com o AdBlock desabilitado.

Guia: Sulake

A Sulake é uma empresa finlandesa voltada para o desenvolvimento de conteúdo focado no público jovem. A maioria de suas produções são jogos sociais, tendo como principal produto o Habbo Hotel. Fundada por Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä no década de 1990, a empresa possui sua sede em Helsinki (Finlândia) até hoje, entretanto, existem diversos escritórios espalhados pelo mundo.

Após anos de funcionamento, em 2011, a posição de CEO, antes ocupada por Aapo Kyrölä, foi então assumida por Paul LaFontaine, que passou pouco mais de um ano na posição, sendo substituído por Markku Ignatius no início de 2013. Atualmente, o posto é de Antti-Jussi Suominen.

Sulake e Elisa Oyj

Em fevereiro de 2013 a companhia finlandesa de telecomunicações Elisa adquiriu 85% das ações da Sulake. Alguns meses depois, acabou por comprar os 15% restantes, tornando-se então a proprietária da empresa. Antes disso, a empresa contou com muitas parcerias e patrocinadores, como a LEGO e a MTV, tendo o Habbo sido muito divulgado em propagandas da emissora de TV.

Produtos

A maioria das produções advindas da Sulake tiveram interfaces e funcionalidades parecidas, exceto seus últimos produtos. Sendo o Habbo a primeira criação efetiva e com o seu crescimento, a empresa resolveu expandir negócios no ramo de jogos sociais. Um deles foi o Coke Studios, uma espécie de chat que possuía muitas características semelhantes às do hotel de pixels laranjado, mas que foi fechado em 2007. Mais tarde, surgiu então o Mini Friday, criado para celulares, que consistia numa residência constituída por cinco quartos onde o usuário poderia interagir com objetos e personagens dentro; o projeto foi interrompido em 2010, sendo substituído então por outro jogo para telemóveis, o Bobba Bar, que também ficou muito conhecido e utilizado, mas que também acabou por ser encerrado.

Foi em 2011 que uma outra surgiu: criar entretenimento para smartphones, vinculando-o também ao Habbo, que ainda continuava sendo a produção mais lucrativa da empresa. Surgiu, então, Lost Monkey, um jogo para Android e iOs, que consistia em jogar e interagir com um mascote virtual. Pouco tempo depois também surgiu Niko, outro jogo para os mesmos aparelhos, porém com funcionalidades e temática um pouco diferentes. Ambos fizeram bastante sucesso e iniciaram uma etapa importante para a Sulake, mas foram descontinuados ao perder popularidade entre os usuários.

Seguindo a nova linha de investimentos, surgiram, mais tarde, o Pocket Habbo, uma versão mobile do console do jogo que une a ideia dos conhecidos aplicativos de mensagens instantâneas aos hotéis, e o próprio Habbo Mobile, aplicativo que possibilita entrar na comunidade onde quer que se esteja.

Sedes da Sulake

Atualmente, a Sulake conta com três sedes internacionais. Contudo, há alguns anos, haviam sedes em vários outros países, incluindo o Brasil, cada uma responsável por uma franquia do Habbo. Após alguns problemas com a imagem do jogo e a perda de patrocinadores, foi necessário cortar gastos, o que levou ao fechamento de vários prédios e à centralização do poder em poucos deles.

As sedes existentes até hoje são:
- Sede principal: localizada em Helsinki, capital da Finlândia, foi onde tudo começou. É a sede administrativa da empresa e fica no mesmo prédio da Elisa Telecomunicações, atualmente dona da Sulake. Lá são discutidas as finanças e demais questões gerais sobre os seus produtos;
- Habbo Studio: é a sede responsável pela criação de mobis, emblemas, imagens e demais novidades gráficas do jogo e também pelo marketing em geral da empresa. Fica em Londres, na Inglaterra, e opera a nível global, assim como as outras duas;
- Sede espanhola: focada no usuário e na sua experiência dentro do jogo, a sede espanhola da Sulake fica em Madrid e abriga vários dos staffs internacionais do Habbo, incluindo os brasileiros. Lá, eles trabalham criando campanhas e promoções, respondendo dúvidas e produzindo o conteúdo do jogo.